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“Pense Ganha-Ganha”

Por onde andam as pessoas generosas?

Hospitalidade não seria a melhor palavra para dizer nesses tempos difíceis, onde você tentar de alguma forma contribuir com o crescimento e desenvolvimento de nosso país, mas parece que as pessoas e seus representantes, não saíram da caixa ou até mesmo ficaram parados lá em 2015!

Isso por que neste novo cenário precisamos cada vez mais nos unirmos nesta marcha do progresso e crescimento em tempos, onde muitos se deixam levar pelas influências desta tal vacas magras.
Já dizia minha avó que o maior prazer do ser chamado HUMANO é ser hospitaleiro e ajudador. Mas a cada dia está mais raro encontrá-los.

Quando pensamos no hábito do benefício mútuo, me lembro de uma frase de - "George Eliot."

Para que vivemos, senão para tornar a vida menos difícil uns para os outros?

O paradigma deste novo cenário é, onde vamos chegar com essa forma obscura de se gerar riquezas e voltarmos ao crescimento?

Se ficarmos chorando e reclamando, não vai adiantar, então, continuemos a remar e vamos atravessar o rio bravo.

Quando digo, ganha-ganha; indivíduos com pensamento próspero, tem um modelo e perfil voltado para:

  • Cooperação do sistema;
  • Estão abertos ao novo e buscam constantemente algo criativo;
  • Querem e precisam de renovação do modelo estabelecido e criação do inusitado;
  • Buscam soluções que as satisfaçam e que ao mesmo tempo satisfaçam os outros, contribuindo com um mundo melhor.

Podemos resumir tudo isso, onde pessoas que pensam "Ganha-Ganha", tem uma mentalidade de abundância e precisam sempre sair da zona de conforto do modelo mental, pois minha "Meta é Nobre" e desejo muito ser um agente causador de mudanças e deixar um legado, reescrevendo uma nova história!

“Se não souber o caminho, qualquer estrada serve” ...

Você já ouviu esse ditado? Se não souber o caminho qualquer estrada serve!

"Cada um de nós faz o seu próprio clima e determina a cor do céu do universo emocional no qual deseja habitar."

Todas as descobertas significativas foram rompimentos com antigos modos de pensar sobre suas atitudes.

Para sermos fortes nos momentos difíceis, devemos para, respirar e saímos do ambiente de pressão. À medida que buscamos renovar-nos regularmente, encontramos muitos obstáculos, como sensação de que estamos ocupados demais para Afinar o Instrumento (VOCÊ) ou sem autodisciplina necessária para nos mantermos firmes em nossos objetivose compromissos, sejam eles pessoais ou profissionais.

São esses os momentos difíceis, incluem algumas atitudes proativas, como:
  • Ter disciplina para se alimentar e praticar alguma atividade física que te deixe mais feliz e saudável;
  • Controlar seus impulsos e raiva nos momentos onde você identifica e sabe que deve ter mais Inteligência Emocional;
  • Ser humilde e saber que nunca terá controle pleno da situação e que outras pessoas a sua volta poderão ajudá-lo em áreas onde você mesmo desconhece ou tem pouco conhecimento/ expertise.

Para renovarmos nosso cérebro, e aumentarmos nossa eficácia, devemos buscar outras fontes de energia, pois assim constantemente nosso corpo, coração, mente e espirito serão renovados, sem que você necessite ficar se lamentando pelo que deixou de fazer ou realizar de forma produtiva!

Fazendo a Diferença

"A tarefa de um líder é levar a sua gente de onde está até onde jamais tenham chegado."

Numa pesquisa global feita com mais de 3.300 líderes mundiais uma característica é comum a todos eles, a capacidade de visão. É essencial ter visão do ambiente de negócio e de como agir estrategicamente na condução das pessoas em curto, médio e longo prazo.

Neste sentido é fundamental perceber que o gestor atual deve ter um olhar analítico sobre todas variáveis da administração e considerá-las no desenvolvimento do seu negócio e das pessoas. Este é o primeiro fator associado a pessoas e empresas bem-sucedidas.

O empreendedor ou líder precisa disseminar sua missão, visão e seus valores – objetivos. O plano estratégico é essencial para definição e criação de pessoas altamente qualificadas e visionárias para o seu próprio desenvolvimento.

O líder de visão tem a capacidade de orientar e apoiar quando o grupo mesmo que gerencial esteja fora do rumo traçado.

Precisamos clarificar e crescer e nos tornarmos maduros para sermos pessoas diferenciadas. A cada palavra proferida pelo líder tem um impacto na vida das pessoas.

Observe que sempre estaremos sendo vistos, mesmo que este não saiba o quanto suas atitudes, crenças e valores demonstram sua postura e estilo comportamental, positivamente ou não. Sinceramente quando se está na zona de confronto nos esquecemos e nossas memórias quase se apagam diante dos desafios e obstáculos vividos.

Temos que estar antenados para sermos mais criativos na busca do aprimoramento continuo. O ideal é utilizarmos nosso conhecimento na propagação do diálogo e comunicação assertiva. Isso nos daria um poder de excelência em desenvolvimento organizacional.

Temos a obrigação de observar os fatos para darmos a chance para aqueles que ainda não vivenciaram esta visão. Caso contrário seremos coadjuvantes e não participantes da multiplicação deste aprendizado.

Não queremos ser vistos como arrogantes caso contrário nunca iremos vivenciar o que as pessoas esperam de nós, atitude. Observo que a falta de criatividade e habilidade na percepção e condução dos conflitos, leva ao autosabotamento. Isso parece óbvio!

Não se pode subestimar pessoas menos assertivas, se é que podemos dizer que somos assertivos.

Existem três fatores associados a pessoas e empresas bem-sucedidas:

  • Visão clara no negócio e sobre as pessoas
  • Capacidade de articulação e criatividade
  • Compreensão dos fluxos de trabalho e aspectos ambientais do negócio
  • Reflita sobre os passos na qual você tem dado para apoiar, ajudar, aconselhar e motivar a sua equipe rumo ao sucesso e ascensão pessoal e profissional.

    As pessoas sempre esperam que possamos surpreendê-las...

Abordagens Inspirativas do Lider

SUBSTITUINDO A INTUIÇÃO PELO ESTUDO SISTEMÁTICO

Todos nos somos estudantes do comportamento. Desde a mais tenra idade, observarmos as ações das outras pessoas e tentamos interpretar o que vemos. Mesmo que nunca tenha se dado conta disto. Você foi um ‘’leitor’’ de pessoas por toda vida.

Você observa o que as outras pessoas fazem e tenta compreender o porquê de seu comportamento. Além disso, você tenta prever o que elas fariam sob determinadas circunstâncias.

Inferiormente, esta abordagem casual e de senso comum costuma induzir a erros de previsão. Entretanto, você pode demonstra sua capacidade de previsão substituindo suas opiniões intuitivas por uma abordagem mais sistemática (que fundamenta um sistema, organizado, metódico).

A abordagem sistemática utilizada revela importantes fatos e ‘’relacionamentos’’ de modo a fornecer a ‘’base’’ para realizar ‘’previsões de comportamento mais acuradas’’.

Na verdade, existem algumas consistências ou ‘’crenças de valores’’ fundamentais no comportamento do indivíduo que podem ser identificadas e, então, modificadas para "refletir" as diferenças individuais.

ABORDAGENS INSPIRATIVAS SOBRE LIDERANÇA

Apresentamos duas teorias contemporâneas sobre liderança:
  • a) Os lideres como indivíduos que inspiram seus seguidores por meio de palavras, ideais e comportamentos - ações.
  • b) Elas são as teorias de liderança carismática e transformacional ou chamada de (gerativa transformacional).

Ser um líder carismático

O que é a liderança carismática?

A teoria da liderança carismática diz que os seguidores do líder atribuem a ele capacidades heróicas ou extraordinárias de liderança quando observam determinados comportamentos.

Qual a diferença do líder carismático dos não-carismáticos?

O carismático tem uma visão aberta e estão dispostos a correr riscos por esta visão, são sensíveis tanto às limitações pessoais quanto ambientais.

Já os não-carismáticos, impõem seu estilo pessoal, sendo muitas vezes rude consigo mesmo e com as pessoas na qual estão envolvidos em seu ambiente. Empregam sua forma de pensar e agir, seguem seus padrões estabelecidos pela sua vivência.

Criam barreiras e normalmente não são vistos como pessoas de fácil trato na equipe ou gestão. Se o carisma é desejável, as pessoas podem aprender a ser lideres carismáticos.

Exemplos de lideres carismáticos: John F. Kennedy, Martin Luther King, Mary Kay Ash (fundadora da Mary Kay cosmétics) Steve Jobs (Apple) e o ex-prefeito de Nova York Rudy Giuliani são indivíduos citados como líderes carismáticos.

COMO OS LÍDERES CARISMÁTICOS INFLUENCIAM SEUS LIDERADOS

As evidências sugerem um processo de cinco etapas:

  • a) Ele começa articulando uma visão atraente (utiliza-se do charme natural)
  • b) Essa visão oferece um sentido de continuidade para os liderados ao vincular o presente a um futuro melhor para a organização
  • c) O líder comunica suas expectativas de alto desempenho e expressa confiança de que seus liderados vão conseguir alcançá-las. Isso desperta a auto-estima e a autoconfiança dos liderados.
  • d) Em seguida, o líder comunica através palavras e ações um novo sistema de valores, oferecendo um exemplo de comportamento a ser seguido pelos liderados.

    e) O líder carismático se submete à auto-sacrifício e se engaja em comportamentos nãoconvencionais para demonstrar coragem e convicção em relação a sua visão.

    Como a visão é um componente crítico da liderança carismática, precisamos esclarecer exatamente o que se entende por este termo, identificar as qualidades específicas de uma visão eficaz e oferecer alguns exemplos.

    Uma visão de várias definições sugere que uma visão se diferencia das demais formas de definir uma direção em inúmeros aspectos: "Uma visão tem uma imagem clara e instigante que oferece uma forma inovadora de melhoria".

    “Eu não posso mudar a direção do vento, mas eu posso ajustar as minhas velas para sempre alcançar o meu destino.” Jimmy Ray Dean

    As visões devem ser capazes de criar possibilidades inspiradoras e únicas a oferecer uma nova ordem capaz de produzir uma diferença para a organização. Que são factíveis e centradas em valor.

    Uma visão não terá sucesso se não for capaz de oferecer à organização e seus ‘’membros’’ uma imagem clara e melhor do futuro.

    As pessoas na organização precisam acreditar que a visão é factível. O líder precisa desenvolver uma aura de carisma mantendo uma visão otimista, usar paixão como um catalisador para gerar entusiasmo. Comunicar-se com o corpo, não apenas através das palavras.

    A pessoa atrai as outras por meio da ‘’criação’’ de um ‘’vínculo ou laços’’ que inspire a segui-la.

    O líder traz à tona um potencial dos demais mexendo com as suas emoções, se tornando um referencial por onde passe.

    "O que separa as pessoas de sucesso é o quanto elas se arriscam". Steve Jobs - CEO da Apple.

Analizando os Fatos no mundo Corporativo

CRIAR AS CONDIÇÕES PARA ATRAIR RECURSOS E ATENÇÃO.

Não faça nada! Às vezes é preciso que as coisas desmoronem para que surja a determinação a consertá-las.

DESENVOLVER INTUIÇÃO E HABILIDADE.

Segundo estudiosos, o que as pessoas chamam de intuição é, no fundo, um poder altamente desenvolvido de reconhecimento de padrões.

CONVERTER SUPOSIÇÕES EM CONHECIMENTO.

Quando a tarefa em mãos é fundamentalmente incerta, é quase certo que suas premissas serão incorretas. A única maneira de chegar a premissas melhores é fazendo testes. Mas ninguém deve começar a experimentar ates de deixar explícitas tais premissas.

Ponha tudo no papel, divida a informação com a equipe e certifique-se de que todos estejam abertos a rever essas premissas à medida que forem chegando novos dados – desafios.

* 1ª Empresas que não põem no papel suas premissas tendem a enfrentar dois grandes problemas. O primeiro é que, na cabeça das pessoas, uma suposição vira fato.

* 2ª O problema é que a organização dessas não aprende tanto quanto poderia. Pode corrigir o rumo à medida que avança, aprender ao fazer, mas, se não for rigorosa na comparação deresultados com expectativas, as lições não serão explícitas e disseminadas e projetos (metas) futuros não se beneficiarão delas. Desta forma pode exigir que se rompam hábitos arraigados.

* 3ª Outra forma de experimentar sem se afastar demais do core é quebrar um projeto de longo prazo em blocos menores.

CRIAR UMA CULTURA QUE CELEBRE O ERRO INTELIGENTE.

Alta gestão precisa criar um clima que incentive o pessoal a correr riscos inteligentes e não castigue eventuais falhas disso decorrentes.

CODIFICAR E COMPRATILHAR LIÇÕES.

Um erro inteligente cujas lições não são disseminadas vale muito menos do que aquele que ensina algo ao grupo ou de preferência, a toda organização.

Em cada caso, a idéia é identificar que premissas foram usadas no início, o que aconteceu, o que isso significa para as premissas e o que deve ser feito em seguida.

É fundamental evitar a busca de culpados – moderação mais fácil de exercer quando ideais submetidos são rotuladas de ‘’premissas’’ e não de ‘’projeções’’ ou ‘’dados’’.

Para garantir que o aprendizado possa ser transferido, encarregarmos certos indivíduos de documentar e comunicar essas lições!

  • a) Um líder deve estar disposto a falar sobre falhas e sobre o que se aprendeu com elas.
  • b) Tornar explícitas as regras básicas para assumir riscos, seja em um contrato ou outros meios pode ser útil. Contar histórias sobre erros no passado pode deixar as pessoas mais à vontade para falar sobre erros em andamento.
  • c) Aprender com os erros para avançar rumo à meta nobre de sucesso vai distinguir empresas capazes de prosperar durante incerteza das demais.

Faça uma Reflexão sobre cada item.

A pessoa certa, no lugar certo

No livro Por que a gente é do jeito que a gente é?, da Editora Gente, o autor, Eduardo Ferraz, explica que muitas pessoas se comparam com profissionais de sucesso e se angustiam por não ter atingido o mesmo resultado, ainda que tenham feito tudo igualzinho: têm a mesma idade, os mesmos cursos, moram na mesma cidade, às vezes estudaram em muitas das mesmas escolhas. Mas um tem sucesso e o outro não... A verdade é que queremos resultados parecidos com o de pessoas com personalidades diferentes e isso não faz o menor sentido! Cada pessoa tem um jeito, com seus pontos fortes e fracos.

Como, então, aproveitar as características das pessoas e encaixá-las em um ambiente onde seus pontos fortes sejam necessários e valorizados? Há anos, a avaliação de perfil comportamental é uma ferramenta utilizada para o recrutamento e seleção de profissionais. No entanto, a Thomas Brasil, empresa de origem inglesa e que atua no Brasil desde 1993, passou a analisar também o perfil de colaboradores que já estão na empresa, não só no momento da contratação, com o objetivo de identificar e conhecer o talento que existe nas corporações e, a partir daí, desenvolver treinamentos específicos, reconhecer futuros sucessores e até realocar profissionais, de acordo com suas características.

Fábio Mautari, consultor e coach, afirma que o mapeamento do perfil dos colaboradores eleva o nível da equipe e identifica os estilos preferíveis de cada profissional. “Descobrimos se a pessoa é direta, se é assertiva, comunicadora, se busca mais o planejamento e a segurança ou se busca a lógica, a precisão e a qualidade. O primeiro passo na avaliação de perfil é o autoconhecimento. Primeiro o profissional se conhece pessoalmente, avalia-se dentro de um escopo e, então, consegue se enxergar de uma maneira mais distante. Quando isso acontece, eleva o nível de consciência. Ou seja, o profissional consegue identificar por que toma determinadas atitudes. Ele passa a perceber o que antes fazia de uma maneira meio inconsciente”, afirma.

Com as informações de perfil, a empresa pode ensinar os profissionais a ter alguns comportamentos esperados por ela. “Você não consegue descaracterizar a pessoa ou tirar sua identidade, mas pode ensiná-la a ter algumas atitudes próximas de um perfil esperado. Isso se faz em processos de treinamento de liderança e coaching. Só é importante ressaltar que treinamento algum consegue virar a pessoa pelo avesso. É muito raro que o perfil X se torne Y. A não ser que a própria pessoa identifique uma vantagem ou um benefício na mudança. Mas é difícil, porque as pessoas têm as suas crenças, seus valores, a formação, a criação e a cultura em que estão inseridas. Você consegue que alguns gaps sejam sanados – e isso, com certeza, traz um benefício tanto pessoal quanto para a organização”, acrescenta Mautari.

A avaliação de perfil pode ser utilizada para:

  • Conhecer os talentos que existem na corporação.
  • Fazer processos de coaching.
  • Identificar perfis considerados ideais.
  • Selecionar e recrutar a pessoa certa.
  • Reconhecer gaps de perfis na equipe.
  • Treinar, acompanhar, desenvolver e gerenciar melhor.
  • Monitorar e medir resultados.
  • Planejar sucessões.
  • Construir equipes de alto desempenho.

A Tozzini Freire Advogados, escritório de serviços jurídicos com sede em São Paulo e outras quatro cidades do Brasil, além de Nova Iorque, começou a utilizar a ferramenta de análise de perfil de equipe inicialmente como parte do processo de seleção, mas a ferramenta mostrou-se adequada para análises de composição de equipe, auxiliando a definição de perfil para seleção e orientando ações de desenvolvimento individuais.

Claudia Meirelles, diretora de desenvolvimento humano e organizacional do escritório, afirma que a ferramenta auxilia a mapear os pontos de semelhança entre os colaboradores e os gaps que podem ser sanados com treinamento. “Ganhamos maior confiabilidade nas análises comportamentais e maior abertura para conversar com os gestores sobre os perfis de seus colaboradores. Para os funcionários, a análise é interessante no processo de autoconhecimento. Diversos colaboradores fizeram uma melhor autocrítica e desenvolveram pontos importantes para seu crescimento profissional (e, em alguns casos, pessoal)”, destaca a diretora.

A Provider IT, empresa de educação corporativa, busca constantemente excelência na prestação de serviços e, por isso, alinha o perfil dos colaboradores com o perfil dos clientes que atende. “Entendemos que a seleção de colaboradores é uma etapa muito importante, igualmente à avaliação comportamental. Semestralmente, de acordo com os resultados das avaliações realizadas com nossos profissionais, podemos observar atitudes como assiduidade, baixa produtividade, interesse no exercício das funções e integração com a equipe e clientes”, afirma Fátima Mello, gerente de RH da Provider IT. Para verificar se os colaboradores estão ocupando a vaga certa dentro da empresa, a Provider IT estuda aplicar testes de tipologia cerebral. Mas, por enquanto, o teste ainda não está sendo realizado.

Na Thomas Brasil, esse tipo de análise é feito com o cruzamento das informações do perfil da pessoa e do perfil do cargo. “Você consegue avaliar, de 0 a 100, quantos por cento eu me aproximo do perfil ideal para sentar nessa cadeira em que estou sentado. Hoje, existe uma diversidade de perfis. Não existe certo nem errado. Também não dá para comparar um com o outro, porque onde há um gap outra pessoa pode ter um ponto de equilíbrio. Só existe perfil ideal a partir do momento em que você o compara com determinada função”, explica Mautari.

Geralmente, as empresas já sabem qual é o perfil ideal para ocupar uma vaga, mas, quando isso não está definido, é necessário que os líderes simulem situações e as decisões ideais que um bom profissional deveria ter para, então, verificar o melhor perfil comportamental. Mautari aconselha que as empresas contratem uma consultoria para ajudar no processo, porque elas podem explicar a melhor maneira de iniciar a avaliação sem gerar um grande impacto na empresa. Ele sugere que os líderes analisem alguns passos para dar início no processo de avaliação comportamental de uma equipe:

  1. O que precisa ser avaliado?
  2. Quais são as ferramentas que o mercado disponibiliza para isso?
  3. O que quero desenvolver?
  4. Quais são os recursos que preciso para desenvolver os colaboradores?
  5. O colaborador quer ser desenvolvido?
  6. Está preparado para ser avaliado?
  7. A empresa tem tempo e conhecimento para fazer isso sozinha?

A Thomas Brasil analisa o perfil dos profissionais de acordo com o DISC, um conceito que ajuda a avaliar as habilidades ou a forma de agir de um indivíduo e ajuda a prever prováveis tendências de comportamento. Para se chegar ao resultado, os profissionais respondem a um formulário com várias palavras que descrevem estilos comportamentais no trabalho. De um grupo de palavras, o funcionário seleciona as que mais se encaixam ao seu perfil e, por fim, o conjunto de respostas ajuda a identificar o perfil preferencial do indivíduo.

De forma geral, o DISC mede quatro fatores do comportamento: Dominância, Influência, Estabilidade e Conformidade.

Dominância – São pessoas objetivas, diretas, assertivas, inquisitivas e orientadas a resultados. Vão buscar o status de liderança, gestão e desenvolvimento. Buscam poder de execução, de liberdade de ação. “Todos os perfis têm medo de falhar, mas, nos que têm alta dominância, esse medo é mais alto. Um dos defeitos desse perfil é que, por serem muito diretos e objetivos, nem sempre param para ouvir as pessoas”, explica Mautari.

Influência – São profissionais comunicativos, persuasivos, otimistas e orientados a pessoas. Trabalham com e para pessoas. São amistosos e verbais. “Como trabalham para pessoas, sempre estão prontos a ajudar, mas às vezes se comprometem além da situação e podem ser vistos como inconsistentes. É comum que ajudem o colega a entregar o trabalho, esquecendo-se do seu próprio compromisso, frustrando-se mais tarde por não atingir o prazo”, destaca Mautari.

Estabilidade – São pessoas organizadas, persistentes, amáveis, pacientes e orientadas a rotinas. Trabalham muito o planejamento. “Por gostarem muito de estabilidade, as mudanças bruscas podem comprometer seu trabalho. Escutam as pessoas, são gentis e costumam apresentar trabalhos com começo, meio e fim”, afirma.

Conformidade – São pessoas precisas, detalhistas, lógicas, cuidadosas, orientadas a regras e procedimentos. “A qualidade é o seu ponto forte. São pessoas que não costumam quebrar regras”, enfatiza.

De acordo com Fábio Mautari, todas as pessoas possuem as quatro características do DISC, mas os seus comportamentos preferíveis mostram qual é seu perfil preferencial. Geralmente, os cargos de liderança são ocupados por profissionais com alta influência, alta dominância, baixa estabilidade e baixa conformidade. É claro que o perfil ideal depende da cultura da empresa, mas existe uma tendência. “São profissionais orientados a pessoas, que, através delas, buscam o resultado. São rápidos e conseguem focar em três, quatro ou cinco projetos ao mesmo tempo”, explica. Algumas empresas com perfis mais agressivos preferem pessoas com alta dominância para cargos de liderança, já empresas com perfil mais voltado para pessoas preferem profissionais com alta influência.

Ao analisar os perfis que a equipe possui, é possível identificar se é necessário encontrar alguém que organize ou uma pessoa que ajude o grupo a não sair das metas. “Nem sempre a empresa consegue alguém 100% dentro do que o cargo exige, mas, se conseguir 75% de aderência, já está ótimo. O restante vai depender de uma adaptação à cultura da empresa, o que pode ser resolvido em processos de integração, treinamento e desenvolvimento”, finaliza.

Clipping Revista Advogados Mercado & Negócios

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Coaching no Mundo Corporativo!

O desenvolvimento e evolução dos processos de gestão empresarial: começou-se a valorizar a figura do Líder no final dos anos 90, em detrimento a do tradicional chefe. Hoje, essa característica não é mais tida como um diferencial, mas, sim, como algo necessário para o sucesso de um bom profissional nessa posição e a nova tendência em gestão é a prática do Coaching.

Pensando nas práticas que envolvem essa filosofia de gestão, sem ficarmos preso à nomenclatura, podemos ilustrar o papel do coach lembrando os filósofos gregos. Aristóteles guiou Alexandre – O Grande, que aprendeu a buscar novas formas de enxergar a vida e estabeleceu mudanças de comportamento que o permitiram alcançar as glórias eternizadas pela História.

Nos Estados Unidos, batizou-se a pessoa que atua de forma semelhante a de Aristóteles como Coach. Essa prática é considerada uma prática consolidada de gestão empresarial e não mais um modismo, como algumas pessoas ainda acreditam ser. Ano passado, acompanhei alguns estudos da revista americana Fortune e HBR, que revelaram investimentos somados em U$ 8 bilhões nas práticas de desenvolvimento pessoal, coaching - durante 2010.

Vale ressaltar o retorno obtido pelas empresas: 529% em relação ao montante investido em treinamentos específicos ou motivacionais.

O grande diferencial de um profissional que tem o perfil de ser um Coach (Líder) é a sua capacidade de formular perguntas e estimular as pessoas a encontrarem as respostas por conta própria e se tornarem pessoas mais inteligentes na condução de seus colaboradores, diz o Consultor e Coach Fabio Mautari.

Ao contrário dos antigos chefes paternalistas, que têm espaço reservado em empresas que ainda atuam dentro da cultura que valoriza fortemente a hierarquia e a verticalização do seu quadro de funcionários, o novo gestor é aquele que trabalha com base na liderança influente com foco em resultados, estabelece metas estratégicas em conjunto com a equipe, apóia o desenvolvimento contínuo dos seus liderados e fornece feedback constantemente.

O papel do Coach é, principalmente, o de estimular as pessoas a obterem melhores resultados durante os processos que levam ao desenvolvimento de suas competências pessoais e profissionais. Por meio de dinâmicas de grupos, análises individuais e atividades especialmente planejadas é possível criar ambientes que permitem o autodesenvolvimento, a auto-motivação, a auto-liderança, a criação de planos de ação e, dessa maneira as possibilidades de crescimento.

Acredito que este estudo possa clarificar a visão sobre que tipo de treinamento devemos propor para o maior patrimônio das empresas - pessoas!

Criatividade Pessoal

Como usar a sua criatividade no mundo atual..

Comportamento humano e Adaptação a Mudanças:

O ser humano evoluiu demais nos últimos milênios e isso fez com que atingisse um patamar tecnológico impensável até bem tempo atrás. Porém, seus instintos, sua mente, seu cérebro e seu comportamento continuam funcionando mais ou menos nos mesmos moldes que ocorriam antes de começarmos a andar com apenas duas pernas.

Compreender o funcionamento de nossa máquina biológica certamente é um dos mais importantes movimentos que temos de fazer para conseguirmos evoluir ainda mais, evitando ao máximo os efeitos colaterais que a vida moderna tem nos apresentado, como o excesso de ansiedade, estresse e todos os problemas decorrentes deste desequilíbrio. Um mundo melhor para as pessoas e para as empresas passa necessariamente pela compreensão da vida como um todo.

Você só faz o que esta em sua programação mental!

Tudo que acontece com agente é arquivado, criando um acervo de experiência, informações, imagem e som!

Nossos seis sentidos são os meios de comunicação com o mundo exterior:

Audição; Visão; Olfato; Paladar; Tato, Intuição.

O sentido são nossas antenas.

Ex: Sr. "Takatudo Nakacha"

“A mente que se abre a uma nova idéia, jamais volta ao seu tamanho original.” Albert Einstein

Descubra o que é bom pra você! O que é bom para empresa!

Nosso cérebro não aceita o duvidoso.

"O desejo de fazer parte do grupo é maior do que a vontade de dizer a verdade". Solomon Asch

Você é criativo quando esta na zona de desconforto. Isso faz você improvisar ou criar?

A criatividade é a evolução da capacidade de improvisar. Aumente a sua tolerância ao novo. "Seja flexível". Estimule seus neurônios virgens!

Ouça sua intuição. Crie um ambiente favorável. Trabalhe seu ponto forte, sua criatividade sua comunicação assertiva. Planejamento é bússola, não é mapa. Use seu norte ou intuição para alcançar seus objetivos e crie uma cultura de aprimoramento. Talento. Criatividade como ferramenta de transformação pessoal.

Diga "EU" só estimulo e apoio as pessoas. Quem alcança e transforma, alcança o ponto extremo da MONTANHA!

DESENVOLVENDO SUA CRIATIVIDADE EM MEIO AOS CONFLITOS E PROBLEMAS

- Mapa, a teoria a respeito do mapa foi desenvolvida na decáda de 70 pelo pesquisador e navegador norte-americano Joseph Novak com vistas a facilitar a administração, ao nível de Comando e Estado Maior, de uma companhia de navegação.

Ele define mapa conceitualmente como uma ferramenta administrativa, para organizar e representar o conhecimento, de forma geral, sendo basicamente um aperfeiçoamento do conhecido organograma, somente que, bastante, e muito detalhado, com fins de ser utilizado em trabalho de equipe e/ou nortear.

- Bússola, aparelho composto de um mostrador, onde se indicam os pontos cardeais, e no qual gira uma agulha magnética que aponta sempre para o norte, servindo assim de orientação, sobretudo em navegação.

O mapa incluir mergulhar em um problema, ampliar os horizontes em busca de conexões – no passado, o que as outras organizações fizeram tenha um debate livre (brainstorming) com os outros.

Deixar suas idéias incubarem, ser inovador geralmente acontece quando você esta distraído ou relaxado.

Na maioria das vezes nós temos a capacidade de sermos criativos diante das dificuldades ou problemas.

A formação escolar, familiar ou até mesmo nas organizações acaba sendo uma balde de água fria para a criatividade.

Muitos de nós somos ou ficamos contidos, limitados, concentrados, hesitantes, cautelosos, conservadores, com medo de errar e fazer papel de bobo. Tudo isso acaba com a criatividade que já existe dentro de nós.

Um dos processos é eliminar essas restrições. O outro inclui adicionar habilidades criativas - estar relaxado.

O que esta lhe impedindo de ser mais criativo diante as dificuldades? Resposta, sim ou não:

Use estratégias do pensamento criativo, para se tornar mais criativo pessoalmente mergulhe no problema. Ter idéias novas não é um processo rápido; é necessário analisar profundamente.

Aqui temos algumas informações a respeito:

  1. Dedique tempo – estudando bastante, fale com outras pessoas, procure semelhanças em outras organizações e em áreas remotas que estão totalmente fora de seu campo.
  2. Se a resposta é que você não tem tempo, isso explica porque você não tem ideais novas.
  3. Diga o que pensa. Muitas pessoas não sabem o que sabem até falarem em voz alta.
  4. Procure alguém que é bom em sondar as reações e fale com ele/ ela para melhorar a sua compreensão sobre um problema ou uma área técnica.
  5. Fale com um especialista em campo que não está relacionado ao seu.
  6. Fale com a pessoa mais irreverente que você conhece. Seu objetivo não é saber a opinião dela, mas pedir ajuda para descobrir o que você sabe, quais são seus princípios e as suas regras.
  7. Pratique procurando anomalias – fatos pouco comuns e que não se encaixam, como quedas nas vendas quando elas deveriam ter aumentado.
  8. O que estas circunstâncias implicam na estratégia. Pessoas com criatividade nata provavelmente pensam em opostos quando encaram o problema.

Esta tentando pensar em coisas menos óbvias? Esqueça-se das regras e crie algo novo.

Processos de pensamento criativo não seguem as regras formais da lógica, nas quais usamos causa e efeito para provar ou resolver algo.

Algumas das regras do pensamento criativo são:

  1. Em vez de seguir conceitos, mude-os; imagine se isso fosse algo diferente.
  2. Gere idéias sem julgá-las inicialmente.
  3. Use informações para reestruturar e encontrar novos modelos.
  4. Procure o mais improvável e o mais estranho.
  5. Pergunte o que está faltando e o que não esta no seu lugar (pessoas/ equipe).
  6. Trabalhe a solução utilizando somente o poder do pensamento positivo, ilustre coisas boas na pessoa ou no caso; Fotos, imagens e som.
  7. Mude o ambiente deixe para pensar nisso amanhã.
  8. Faça intervalos periodicamente, estando ‘’empacado’’ ou não. Isso permite que o cérebro continue trabalhando a questão.
  9. A maioria das inovações é feita quando alguém ‘’nem estava pensando nisso’’.
  10. Coloque o problema de lado; repasse para outras pessoas, deixe para pensar nisso amanhã, busque apoio, sai da caixa ‘’padrão mental’’.
Organize seu pensamento de forma que você encontre a solução real para tal situação.

Ex: Se levássemos em conta que fossemos chamados para guerra sem nenhum preparo como esta situação mudaria sua vida, sua família e seu ambiente!

Reflita e descubra a solução para esta questão – apêndice (sobressai de outra parte principal – foco do problema).

Liderar é mais ariscado do que seguir.

Apesar de haver várias recompensas pessoais quando se toma posições difíceis, isso coloca você na berlinda.

As pessoas que decidem assumir as responsabilidades precisam ter mais segurança internamente.

Até mesmo os melhores líderes se enganam de vez em quando.

Eles se responsabilizam pelos seus erros e seguem em frente para continuar liderando.

Não deixe as criticas se tornarem uma pedra no seu caminho ao tomar uma posição.

Se mais tarde você descobrir que estava errado, admita o erro e siga em frente. Isso demonstra um alto nível de maturidade e humildade.

Este tipo de atitude ‘’ação’’ gera reconhecimento e referencial no ambiente na qual você esta inserido.

Controle suas reações emocionais. Às vezes, suas reações emocionais levam os outros a crer que você tem problema para tomar posições difíceis ou sair do problema.

Mantenha o foco no seu objetivo maior ‘’meta nobre’’ acredite em seu potencial e não subestime visão de terceiros. Eles podem ajudá-lo com as informações ou casos futuros - soluções.

Problemas difíceis requerem ações simples.

Mantenha o equilíbrio e bom senso. Suas atitudes podem levá-lo ao auto-sabotamento.

Para o seu aperfeiçoamento

Praticando a Arte da Guerra!

a) Você esta envolvido em uma luta difícil? Pratique as regras do combate um a um.

Posicionar-se e assumir a responsabilidade geralmente requer lidar com quedas de braço.
Você acredita em uma coisa seu grupo ou chefe quer outra. Quando isso acontecer, limite-se aos fatos disponíveis.

Nem sempre você sairá ganhando. Mantenha-se objetivo.

Encontre uma justificativa para os negócios. Escute o que eles tem a dizer. Faça várias perguntas para ter um esclarecimento. Às vezes, eles falam tanto que acabam se aproximando do seu ponto de vista. Sempre ouça para compreender primeiro, sem julgar.

Reafirme os argumentos deles até eles dizerem que voce compreendeu. Encontre alguma coisa para concordar, mesmo que seja algo pequeno. Então conteste as ideias deles começando por aquela para qual você possui mais informações objetivas.

Continue abordando as demais. Você sempre terá alguns pontos que não foram resolvidos.
Reconheça esses itens.

O objetivo é manter a lista o mais breve possível. Então decida se continuará com a sua posição, se modificará ou retirará.

b) Procure estabelecer relacionamento de cooperação. O oposto do conflito é a cooperação.

Desenvolver relacionamentos de cooperação envolve demonstrar igualdade real e percepção, fazendo o outro lado se sentir compreendido e respeitado e adotando uma perspectiva orientada para solução.

Para fazer isso: aumente as realidades e percepções de justiça – não tente ganhar todas as batalhas e cantar vitória.

Concentre-se nas questões que geram consenso e interessam ambos os lados – encontre as vantagens para ambos os lados e faça concessões em alguns pontos menores; evite começar com posições inflexíveis – demonstre respeito pelos outros ou (adversário) e por suas posições. Diminua qualquer conflito restante o máximo possivel.

c) A tensão esta aumentando? Pratique Aikido.

Aikido é a arte milenar de observar a energia do adversário e usá-la para dominá-lo. Deixe o outro lado desabafar suas frustrações ou lamentações, mas não reaja. Ouça.

Faça que sim com a cabeça. Faça peguntas abertas, como ‘’Qual mudança você ou a Cia faria para nós atingirmos nossos objetivos de uma maneira melhor?’’.

Quando o outro lado tomar uma posição rígida, não a rejeite. Pergunte por que – quais são os princípios por de trás da posição, como saber o que é justo, certo, qual a teoria do caso.

Então explore a preocupação que esta implícita na resposta. Separe as pessoas do problema.

Pratique o Coaching em seus interlocutores. Quando alguém atacar você, reformule a frase em questão.

Trabalhe sua criatividade, inteligência emocional. Aprenda a ouvir, sem olhar para a pessoa e sim para o caso.

Lembre-se, não subestime seu adversário ou equipe. Demonstre seu foco na solução esqueça o problema.

Estabelecer prazos necessita de orientação concreta dos fatos. Não se comprometa com algo que você ou sua equipe poderá realizar.

Mantenha-se na direção dos objetivos chave.

Sou tão bom que excedo

Quando alguém diz: “sou tão bom que excedo”, nos faz pensar em uma analogia com a culinária.
Tempero na medida certa realça o sabor, mas em exagero estraga o prato. E quanto “prato” estragado encontramos por aí!

Há os que de “tão bons” se tornam bobos: carregam os outros nas costas estimulando a incompetência.
Há os narcisistas que só olham para o próprio umbigo e não valorizam ninguém. Há também os exibidos, centro das atenções o tempo todo e que se destacam pela inconveniência. Sem falar nos donos da verdade, a quem às vezes reverenciamos pela sabedoria, mas odiamos pela teimosia!

Existem três modos de usarmos nossas características comportamentais:

  • Positivo – usamos nossas características na intensidade ideal. Isto resulta numa produtividade harmoniosa e prazerosa e no desenvolvimento de bons relacionamentos interpessoais.
  • Neutro – usamos minimamente nossas características. Como a intensidade é muito abaixo do ideal, nossos traços predominantes simplesmente não são percebidos pelos demais, nem como virtude e nem como defeito. Desta forma, terminamos por desperdiçar nosso talento.
  • Excessivo – nossas características ficam fora de controle. Exageramos tanto na intensidade, que elas acabam por nos fazer mal. Um temperamento excessivo, empregado exageradamente, pode ser tornar destrutivo.

Ser bom é ser maduro, é estar no ponto. O que está maduro alimenta, não dá indigestão. Quanto melhor você for, maior a sua obrigação de dividir, nutrir, ajudar, contribuir para um mundo melhor.

Se você é bom, não exceda, apenas ceda, porque o que amadurece e não é desfrutado, apodrece e é lançado fora..

LIDERANÇA – UM BREVE PERFIL DOS SETE PASSOS

Esperamos que o líder:

1- Possua capacidade de motivar – Motivar é causar motivos. É despertar algo que não estava presente no primeiro pensamento da pessoa, mas que por uma ação externa venha a fazer parte de suas necessidades ou vontades internas.

2- Possua capacidade de negócios – Notemos que não necessariamente fazer uma transação comercial, mas referimo-nos à habilidade persuasiva, sabendo ceder e impor-se, num processo de conseguir acordos.

3- Possuam e exerçam a autoconfiança – Orgulho, vaidade e prepotência são elementos desprezíveis em um líder. Mas a autoconfiança não se faz sinônimo de nenhum desses vícios, ela é a mola que ordena, de dentro para fora, uma ação consciente da capacidade de executar as tarefas atribuídas, por competência e formação.

4- Possua participação social – Viver em sociedade é uma arte. Participar da vida social é uma virtude, das mais difíceis e das mais nobres. O líder verdadeiro se inclui, tem iniciativa e participa ativamente das decisões de das implicações de cada uma delas ao seu redor.

5- Possua poder oratório – Ter boas idéias, mas não saber comunicá-las é recuar no momento da ação. Saber falar e convencer, ter capacidade de usar as palavras em público para se fazer entender e convencer é requisito fundamental do líder.

6- Possua capacidade de ação e afirmação – Agir. Muito fascinante a história dos generais e reis da antiguidade, quando não ficavam aquartelados dando ordens de suas mesas, mas comandavam seus exércitos e estavam à frente da batalha. O líder verdadeiro afirma aquilo que é capaz de fazer e está pronto para arregaçar as mangas a agir se for necessário – ir a campo.

7- Possua poder de influência – característica inerente a quem desenvolve a liderança. Quem está à frente precisa ser impactante, convencer as pessoas de suas idéias e do investimento nelas. Óbvio que não pode ser um ditador e aproveitar-se de seu dom de influenciar, ou do aprendizado que teve para isso para ter prestígio e fazer as coisas a seu modo.

Mas sem essa competência, suas idéias vão cair no ostracismo (exclusão, repúdio) e de nada vai adiantar sua criatividade ou competência criativa.
Naturalmente, não é apenas estes quesitos que farão de uma pessoa um bom líder. Mas de repente é por onde começar.

Passos de sucesso do líder:

Cultive a resiliência - superação. Articulação de princípios de vida.

Isso inclui novas formas de ser altruísta ‘’Dedicado aos seus semelhantes’’, criar uma nova identidade e levar a sério a idéia do herói grego que volta de Hades para contar ao mundo uma verdade importante sobre como viver – experiência de vida pessoal, profissional.

Cultivar uma mentalidade saudável, cultivo de fortalezas singulares (individual, único, notável) e cultivo de relacionamentos fortes – pequenas ações valem mais que palavras.

Tenha atitude, tenha ação. Não espere, avance, crie uma atitude de oportunidade - aprendizado.

Também falamos de ‘’Icebergs’’ idéias profundamente arraigadas, como pedir ajuda é sinal de fraqueza. Elimine este tipo de pensamento e tenha atitude do líder que aprende, ou seja, elimine emoções descabidas de seu pensamento - pessoais.

Aumentar a resistência mental, identificar e reforçar traços positivos e cultivar relacionamentos fortes são competências essenciais para qualquer gestor de sucesso.

Mantenha o foco aberto. Desassociar-se de seu modelo mental, valores, crenças. Abrir o foco é essencial para tomada de decisões de vasto alcance.

Enxergar acontecimentos (antecipar-se) como exemplos de padrões gerais, não como incidentes ou pessoais. Coloca as coisas em contexto e prioriza princípios de acontecimentos.

O líder que tem ‘’foco aberto’’ ajuda individuo (equipe) a enxergar o mapa e a se concentrar em princípios maiores - processos. Para ter visão é preciso estar atento aos acontecimentos e oportunidades, tanto interno como externo.

Não ajustar o foco (objetivo, meta) pode significar a ruína. Como podemos observar, problemas surgem quando a pessoa fica emperrada numa extremidade da escala e é incapaz de ir para outra (além) para ter uma perspectiva distinta - visão.

Crie atalhos, use as pessoas para atingir sua meta, missão. Obstáculos irão surgir, mas todo líder precisa aprender a refletir, inspirar e observar o que esta acontecendo em sua volta.

Faça uma meditação, antes mesmo de tomar uma atitude. Pense, isso leva tempo e você precisa estar maduro para chegar neste nível, aprendizado. Treine sempre. Só assim seu modelo mental te dará a resposta nos momentos mais difíceis.

“A verdadeira viagem de descobertas não consiste na procura de novas paisagens,mas em ter novos olhos sobre as já vistas.” Marcel Proust.

“Capacidade de aprendizagem rápida”

A maioria de nós consegue aplicar o que viu os outros fazendo no passado. A maioria de nós sabe aplicar soluções que antes deram certo para nós. Todos nós somos bons para resolver problemas que já vimos antes. Uma habilidade mais rara é fazer coisas inéditas, resolver problemas que nunca vimos antes.

Devemos experimentar soluções que nunca tentamos antes, analisar problemas em novos contextos e de novas maneiras. Com o ritmo rápido das mudanças no mundo e em nossas vidas, aprender rapidamente e aplicar soluções inéditas está se tornando uma habilidade extremamente importante.

Você já dever ter ouvido:

"Se a janela da oportunidade se abrir, não baixe a persiana."

A porta do coração humano, só se abre do lado de dentro. As possibilidades não surgem a partir da eliminação de outras possibilidades, elas surgem quando mantemos a mente aberta. Se você está construindo uma casa e um prego quebra, você deixa de construir ou você muda o prego?

A adversidade desperta em nós capacidade que em circunstâncias favoráveis, teriam ficado adormecidas. “A verdadeira viagem de descobertas não consiste na procura de novas paisagens, mas em ter novos olhos sobre as já vistas.”

Faça uma reflexão, antes mesmo de tomar uma atitude. Mude a sua postura diante das situações vividas. Pense, isso leva tempo e você precisa estar maduro para chegar neste nível. Treine sempre, só assim seu modelo mental (Inteligência Emocional), te dará a resposta nos momentos mais difíceis.

“Empreender é começar do zero!”

Nós conhecemos bem essa história...

Empreender, crescer e ser líder de mercado não é uma questão de sorte. O ambiente de negócios, cada vez mais complexo, exige uma questão efetiva dos riscos e oportunidades. A constante evolução tecnológica, mudanças nas estruturas de negócios e o dinamismo do mercado global são fatores que evidenciam essa tendência. Diante do mundo tecnológico ainda temos que ser expert em gestão e desenvolvimento de pessoas!

Você pode estar se perguntando, como fazer de forma criativa e diferente?

Bom, quando aceitamos um novo desafio ninguém nós diz que teremos o maior deles, trabalhar e desenvolver pessoas. Questionamos como e onde aprendemos essa habilidade a maioria das pessoas ou líderes ninguém sabe dizer como! Talvez nosso dia-a-dia e troca de cases nas organizações ou até mesmo cursos de liderança, coaching etc.

A maioria das pessoas não têm essas habilidades, mas querem desenvolvêla. Se você identifica uma que é indispensável para o sucesso no seu papel como líder, gestor e colaborador concentrem-se em conhecer seu estilo pessoal “perfil”, assim você terá êxito na condução e gerenciamento para empreender de forma criativa.

Habilidade para superar toda e qualquer barreira - empreender necessita de alguns passos:

  • Ser claro e objetivo na sua comunicação
  • Estabeleça objetivos ambiciosos
  • Mantém um diálogo bidirecional com os demais sobre o trabalho e os resultados
  • Faz sobressair o melhor das pessoas
  • É um comunicador claro
  • Consegue definir claramente a direção

Diante destes fatos, siga em frente e tenha coragem para encorajar sua área, equipe e principalmente você mesmo!

“A mente que se abre a uma nova ideia, jamais volta ao seu tamanho original.” Albert Einstein.

Construindo Equipes de Alta Performance

Quando você busca resultados através das pessoas, reconhecer o que o seu estilo tem de diferente do estilo dos outros pode fazer uma grande diferença. E, neste mundo de mega transformações, é fundamental ter formas de abordagem que rapidamente construam empatia e desenvolvam relacionamentos. Pois, os melhores resultados, duradouros, eficazes e estratégicos nascem justamente dos relacionamentos.

Para construção desta habilidade, reveja e familiarize-se completamente com os aspectos do seu próprio estilo pessoal. Determine os pontos fortes e as vulnerabilidades que você gostaria de trabalhar. A partir daí determine os modos que você exibe seu estilo nas seguintes áreas:

  • Diálogo e comunicação
  • Relacionamento interpessoal
  • Hábitos de trabalho
  • Perfil ideal para o cargo

Faça planos de ação para melhorar a administração de seu comportamento e seu “Estilo e Perfil Pessoal”.

Entre outras qualidades, conhecer sua força e potencializar seu estilo pessoal através do autoconhecimento e desenvolvimento em: estilo de liderança; persuasão e carisma; tomada de decisão; capacidade analítica e motivação atual.

Diante desta habilidade gerencial o potencial efetivo de seu resultado por meio do seu atual trabalho resultará em mudanças dentro e fora de seu âmbito profissional.

Lembre-se, para sermos vistos e reconhecidos como pessoas diferenciadas, precisamos ter atitudes e pensamentos diferenciados!

“Mas, se desejarmos fortemente o melhor e, principalmente, lutarmos pelo melhor... O melhor vai se instalar em nossa vida. Porque sou do tamanho daquilo que vejo, e não do tamanho da minha altura” . Carlos Drummond de Andrade.

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