Avaliação Six Seconds

Avaliação Six Seconds

A avaliação de Inteligência Emocional através da ferramenta Six Seconds® permite que as pessoas entendam suas próprias competências de Inteligência Emocional, podendo desenvolver e fortalecer sua capacidade de identificar, reconhecer e interpretar sentimentos e necessidades.

Desenvolvida para ajudar as pessoas a colocarem em prática a teoria da IE em seu trabalho e sua vida pessoal.

Com um modelo prático e de fácil utilização, baseado nas teorias e estudos de Jack Mayer, Ph. D., Daniel Goleman e Peter Salovey, Ph. D. (Ainda hoje membro do conselho consultivo da Six Seconds®), seus relatórios são bastante detalhados, e oferecem resultados e sugestões de desenvolvimento baseados em 3 principais pilares, 8 competências essenciais:

Comportamentos, sentimentos e ações com a construção de autogestão e direcionamento.

Empenho próprio: Alinhamento de suas escolhas diárias com valores e propósito, permitindo aumentar a sabedoria e alcançar objetivos.

“Uma ferramenta que, utilizada com eficiência, torna-se a chave para o êxito profissional.” – Harvard Business ReviewarHar

Autoconhecimento: Autoconsciência, reconhecimento de padrões e identificação de sentimentos. Provê o entendimento do que “move você”.

Decisão de escolha: Redirecionar conscientemente seus pensamentos.

Aplicações Six Seconds

A ferramenta de Inteligência Emocional da Six Seconds® tem sido utilizada por organizações no mundo todo, apresentando importantes resultados nos mais diferentes cursos e projetos de aplicação, destacando-se

Seleção:

É comum ouvir-se nos RH de grandes empresas a máxima que afirma a contratação dos profissionais em função de suas competências técnicas, e sua demissão em função de problemas de relacionamento. Com a ferramenta Six Seconds®, é possível não apenas mensurar a capacidade de um indivíduo para agir de maneira socialmente inteligente, gerar empatia e identificar sentimentos, humores e necessidades de outras pessoas, como também desenvolver estas habilidades uma vez que selecionado um candidato.

Desenvolvimento Individual:

Oferecendo um relatório detalhado, inclusive com sugestões práticas de desenvolvimento, a ferramenta Six Seconds® permite destacar fortalezas e desenvolver, a partir de uma metodologia própria, aquelas habilidades com as quais apresenta maiores dificuldades.

Treinamento:

Não poucas vezes, identificam-se habilidades técnicas amplamente desenvolvidas, mas enfraquecidas significativamente por necessidades de desenvolvimento em outras áreas de atuação, como relacionamentos e comunicação. A ferramenta Six Seconds® permite identificar e desenvolver competências relacionadas a Inteligência Emocional que impactam o desempenho no trabalho e liderança.

Coaching / Mentoring:

Pode-se destacar coaching/mentoring como uma das principais atuações da ferramenta Six Seconds®. Com relatórios de Desenvolvimento bastante amplos e ao mesmo tempo específicos, faz-se possível a identificação de necessidades de desenvolvimento, além do planejamento, elaboração e execução de planos de desenvolvimento.

Desenvolvimento de Liderança:

Oferecendo um relatório detalhado, inclusive com sugestões práticas de desenvolvimento, a ferramenta Six Seconds® permite destacar fortalezas e desenvolver, a partir de uma metodologia própria, aquelas habilidades com as quais apresentam maiores dificuldades, além de desenvolver estas competências, impactando significativamente no desempenho.

Prevenção e Resolução de Conflitos Interpressoais:

Ao desenvolver a Inteligência Emocional, as pessoas tornam-se capazes de identificar emoções, sentimentos e necessidades, tornando-se também capazes de adaptar o comportamento para responder adequadamente a diferentes situações, prevendo, reduzindo e resolvendo conflitos.

Aprimoramento de Relacionamentos Interpessoais:

Ao desenvolver a Inteligência Emocional, as pessoas tornam-se capazes de identificar emoções, sentimentos e necessidades, tornando-se também capazes de adaptar o comportamento para responder adequadamente a diferentes situações, melhorando a empatia, o compromisso e os relacionamentos entre as pessoas.

Entre seus clientes estão o HSBC, a FedEx, a Marinha, Exército e Força Aérea Americanas, além dos Hoteis Sheraton, a Shell e milhares de outros.

Ferramenta SEI

Com a ferramenta SEI, você terá acesso a diferentes tipos de relatórios que poderá utilizar de acordo com cada projeto e/ou necessidade.

Fortalezas

Apresenta seu perfil de Aptidões SEI, destacando seus pontos fortes em Inteligência Emocional. Traz ainda sugestões de avaliação e uso de suas fortalezas no ambiente pessoal e profissional.

Liderança

Muito completo, o relatório de Liderança traz fatores de sucesso, seu Perfil SEI, seus pontos fortes e vulnerabilidades, além de Resultados Detalhados com sugestões de desenvolvimento e planilha básica para Plano de Ação.

Guia de Desenvolvimento

Apresenta tabela para definição de Metas, Objetivos e Plano de Ação, resultados e guia de desenvolvimento específica para cada competência.

Folha do Coach

Para uso exclusivo do coach, traz gráfico com os resultados, as pontuações e os indicadores de Consistência, Impressão Positiva e do Estilo de Resposta do participante.

SEI 360 Feedback

Somente em Inglês – Apresenta o perfil de Inteligência Emocional resumido, a pontuação em cada habilidade-chave, e resultados detalhados, tabela com resultados, as maiores diferenças. Além disso, detalhamento das respostas, exemplos e comentários colocados pelos avaliadores e perguntas finais para desenvolvimento.

Group Report

Somente em Inglês – Apresenta as pontuações do grupo em cada uma das habilidades-chave da IE, um Resumo do Grupo, tabela situando o resultado de cada membro do grupo nas diferentes escalas e resumo das médias.

Comparison Group Report

Somente em Inglês – Apresenta a comparação entre dois grupos de pessoas, no que vale aos resultados do grupo em cada habilidade-chave. Traz ainda a tabela com resumo das pontuações de cada grupo e comparações entre os resultados das equipes.

Brain Brief Profile

Um panorama geral de como o respondente processa dados emocionais e cognitivos, gerando seu perfil específico de processamento de informações, considerando foco, estilo decisório e motivação.

Perguntas Frequentes

1. O que é Six Seconds?

A avaliação da Inteligência Emocional através da ferramenta Six Seconds permite que as pessoas entendam suas próprias competências de Inteligência Emocional–IE; estabeleçam metas de desenvolvimento profissional e pessoal; coloquem em prática seus pontos fortes de Inteligência Emocional. O objetivo é ajudar os líderes e os profissionais a serem mais efetivos nas suas vidas pessoais e profissionais.

2. O que o Six Seconds avalia?

A avaliação de Inteligência Emocional de Six Seconds (SEI) é uma ferramenta estatisticamente rigorosa para medir e desenvolver a Inteligência Emocional. A Six Seconds desenvolveu essa ferramenta – uma das únicas organizações de capacitação, consulta e investigação dedicadas exclusivamente à Inteligência Emocional.

3. Quem são os responsáveis pela criação da ferramental?

A SEI® foi desenvolvida conjuntamente pelos profissionais da Six Seconds na Itália, Canadá e E. U., com o apoio dos membros da equipe na Austrália, Singapura e Colômbia.

O processo de criação, liderado por Massimiliano Ghini e Lorenzo Fariselli (Six Seconds Itália), teve o apoio de Dr. Carina Fiedeldey-Van Djik. Joshua Freedman, por sua vez, é o autor dos feedbacks dos relatórios, com a colaboração de Dr. Anabel Jensen que, junto com o primeiro, são os fundadores da Six Seconds®, que o fizeram tendo em vista uma importante necessidade: criar uma abordagem prática que permita construir e aplicar a sabedoria e o poder dos sentimentos. Anos de atuação, estudos e pesquisas, resultaram, em 2005, na criação da mundialmente conhecida e utilizada ferramenta Sacessa-loEI®.

4. Em que situações é indicado o emprego do teste Six Seconds?

A SEI® oferece suporte a pessoas em quase todos os domínios no que diz respeito ao desempenho. Poucas pessoas se preocupam com a "inteligência emocional" para seu próprio bem, mas reconhecem que seu trabalho é sobre as pessoas e que a vida ao lado de colegas de trabalho é extremamente desafiadora e complexa. Assim, uma ferramenta que proporciona uma visão e possibilidade a melhoramentos com as pessoas tem valor onipresente. SEI® é mais frequentemente utilizada em liderança e desenvolvimento de equipes, bem como para aumentar a eficácia, reforçar a influência, aumentar a fidelização dos clientes, as vendas e apoiar a mudança.

SEI® é frequentemente utilizada pelos treinadores para fornecer métricas no intangível da dimensão humana, se o tema da formação é especificamente sobre liderança de pessoas, ou uma área mais geral da gestão, comunicação, desempenho, etc É ideal para treinar, porque há muito conteúdo no relatório.

5. IE e QI são opostos? Qual sua relação?

Há diferenças marcantes entre IE e QI, mas não se pode dizer são opostas. Pesquisas afirmam que, se por um lado o QI pouco se altera ao longo da vida, ele tende a diminuir após determinada idade, embora isto nem sempre aconteça. A IE, por outro lado, é um tipo de inteligência que desenvolvemos ao longo da vida. Além disso, enquanto o QI centra sua análise na razão e em nossas habilidades lógicas, a IE busca outras habilidades e competências que, ao contrário do que se pode imaginar, nada tem a ver com nossa personalidade ou amabilidade. Segundo Peter Salovey e Jack Meyer, Inteligência Emocional “... É a habilidade de perceber as emoções para com elas apoiar o pensamento...”.

Não obstante, é a partir desta análise que podemos contradizer a oposição entre IE e QI, ao invés de contrária uma a outra, a IE busca apoiar nossa razão na melhor tomada de decisões.

6. Quanto tempo leva o preenchimento do questionário SEI®?

O questionário da ferramenta Six Seconds® é composto por 104 afirmações, a respeito das quais deverá apontar o seu nível de concordância. Para tal, o tempo estimado é de 25 minutos

7. Uma vez respondido o questionário, quanto tempo leva para que o relatório seja gerado?

A construção do relatório, a partir da conclusão do questionário, é imediata. O administrador recebe o relatório correspondente em seu e-mail, sem que tenha qualquer trabalho para acessá-lo.

8. Como se dá a aplicação da ferramenta?

Como administrador da ferramenta, um indivíduo poderá gerenciar projetos, criando códigos de acesso que, uma vez enviados aos respondentes, poderão por estes ser acessados de qualquer computador com acesso a internet, e da mesma maneira respondê-la.

9. A ferramenta é confiável?

Sim. Assim como todos os questionários e ferramentas do tipo psicológico, Six Seconds® passa continuamente por processos de validação e análise de escalas. Nestes processos, Six Seconds® apresenta, sistematicamente, níveis bons e ótimos de confiabilidade, com pontuações variando entre 0.65 e 0.95, em uma escala da 0 a 1. A grande parte dos pesquisadores situa enquanto satisfatórios níveis de confiabilidade maiores do que 0.6.

Além disso, Six Seconds® conta com três importantes mecanismos de manutenção e garantia de confiabilidade de seus resultados, conforme se pode verificar na questão de núm. 10 neste conjunto de Perguntas Frequentes.
10. Como evitar que a ferramenta seja burlada e/ou os resultados comprometidos?

Questionários de autoavaliação comumente enfrentam alguns desafios psicométricos como Impressão Positiva, Estilo de Resposta e Consistência.

Algumas pessoas tendem, ao se autoavaliarem, a fazê-lo usando afirmações mais positivas, enquanto outras são mais modestas e/ou autocríticas, e outras ainda evitam os extremos. O índice de Impressão Positiva visa medir esta inclinação a autopromoção, enquanto o índice de Estilo de Resposta analisa, de maneira geral, as tendências psicométricas dos participantes.

Por fim, entre as 104 afirmações que compõe o questionário, há 11 itens de controle (declarações com significados semelhantes, visando precisamente medir a consistência das respostas.

Para identificar a atuação destes mecanismos, o consultor receberá a folha do coach correspondente a cada relatório de liderança (não incluso no de Fortalezas), com todas as indicações e resultados destas medições e possíveis ajustes.

11. Quais os benefícios efetivos para aqueles que passam pela ferramenta Six Seconds®?

SEI coloca a inteligência emocional em um contexto de importantes resultados. O relatório inicia com comentários sobre os fatores de sucesso: Eficácia, Relacionamentos, Qualidade de Vida e Saúde - quatro dimensões-chave que são essenciais para todos. desempenho atual e o que está conduzindo a isso, e um roteiro dos pontos fortes e fracos para aproveitar a construir.

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