Análise de perfil PDA

Ferramenta comportamental aplicada para recrutar, reter e desenvolver talentos

O que é o teste psicométrico comportamental PDA?

O PDA (Personal Development Analysis) é uma ferramenta que analisa o perfil comportamental das pessoas e suas habilidades, identificando seus potenciais e áreas de desenvolvimento.

Através de uma metodologia simples, precisa e cientificamente garantida, permite descrever e analisar o perfil comportamental das pessoas. Além disso, permite avaliar as demandas comportamentais de um cargo e gerar compatibilidades detalhadas aplicáveis nos distintos processos da área de gestão de pessoas.

A avaliação através do PDA não qualifica perfis comportamentais como ”bons ou ruins”, mas sim descreve as características comportamentais do indivíduo avaliado.

O estudo de compatibilidade entre uma pessoa e um cargo, irá descrever e detalhar as fortalezas e eventuais fraquezas do profissional em relação ao que o cargo requer. A partir desta análise, pode-se fazer investimentos na área de treinamento e desenvolvimento mais assertivas.

Descreve de forma concreta e objetiva o perfil das pessoas detalhando: estilo de liderança, estilo na tomada de decisões, como liderá-lo com sucesso, habilidades de persuasão, capacidade de análise, habilidades comerciais, nível atual de motivação, principais habilidades e fortalezas e áreas a desenvolver.

Está validado cientificamente com 90% de confiabilidade, administra-se de forma “on-line” e a entrega dos resultados é imediata.

O PDA melhora a efetividade dos processos de seleção em até 75%, incrementa a produtividade dos colaboradores, pois propicia o aproveitamento máximo do potencial das pessoas, e reduz o “turn over” entre 20% e 50%.

Assessment Circ

Assessment

Analise de Perfil Comportamental - PDA

Vantagens do produto

INDICADOR DE CONSISTÊNCIA:

O Relatório inclui um “Indicador de consistência da informação”, que descreve o grau de confiabilidade e consistência do resultado do relatório PDA.

CARGOS E COMPETÊNCIAS PREDETERMINADOS:

Inclui 3 grupos de cargos (liderança, comerciais e administrativos) com um total de 22 perfis de cargos já pré-determinados no sistema, para obter estudos de compatibilidade sem a necessidade de definir e incluir cargos novos. Inclui uma lista de 24 competências já pré-determinadas no sistema para obter estudos de compatibilidade sem a necessidade de definir e incluir competências novas.

CARGOS E COMPETÊNCIAS SOB MEDIDA:

Caso necessite estudos de compatibilidade com competências ou cargos próprios do cliente, o sistema inclui a possibilidade de definir perfis de cargos comportamentais sob medida ou customizar as competências do cliente.

PROFUNDIDADE DA INFORMAÇÃO:

Analisa não só as tendências de comportamento das pessoas como também as correspondentes intensidades com as quais se apresentam, o nível de energia, de motivação/estresse, de flexibilidade, etc. Estas informações permitem realizar estudos de compatibilidade mais profundos, ricos e exatos.

MEDIÇÃO DE INTELIGÊNCIA EMOCIONAL:

O PDA mede a inteligência emocional através de um 5° eixo adicional: o Autocontrole. Ele identifica se a pessoa tem uma tendência emocional ou racional diante das situações do dia-a-dia ou mesmo em tomadas de decisão. Esta eixo trata de uma das variáveis mais importantes a ser analisada no relatório de PDA.

PLATAFORMA FLEXÍVEL E ÁGIL:

A plataforma tecnológica na qual se administra o PDA é muito ágil para administrar diferentes sub-bases, gerar compatibilidades e relatórios e enviar e-mails.

Quem utiliza o teste psicométrico PDA?

Esta avaliação psicométrica comportamental pode ser utilizada por:

Pessoas:

Para conhecer suas fortalezas e debilidades e poder conseguir um melhor emprego, melhorar em seu emprego atual, melhorar sua relação com seus pares e/ou colaboradores.

Empresas:

Para detectar, desenvolver e/ou reter talentos. Atualmente a maioria das empresas líderes no ranking de 'Great Place to Work' utilizam o teste psicométrico PDA.

Consultores e Coach:

Incorporar um novo produto à sua carteira, agregar valor a seus serviços, gerar projetos de consultoria alavancados no teste psicométrico comportamental PDA.

Que informação obtenho com a avaliação PDA?

Através do teste psicométrico PDA pode obter rapidamente e online:

Uma descrição do Perfil comportamental de cada pessoa, detalhando

Avaliação do perfil compormental
Estilo de liderança
Estilo de tomada de decisões
Como liderá-lo com sucesso
Habilidades de persuasão
Capacidade de análise
Habilidades Comerciais
Nível atual de motivação
Principais habilidades e fortalezas
Identifica pessoa certa no cargo certo
Áreas a desenvolver

A compatibilidade individual e/ou grupal entre uma ou várias pessoas e um cargo.
A compatibilidade individual e/ou grupal entre uma ou várias pessoas e as competências de sua empresa.
Como o Relatório PDA pode ajudar ao crescimento e ao desenvolvimento profissional de uma pessoa?

O Relatório PDA completo o ajudará a conhecer-se mais e identificar quais são suas principais fortalezas e eventuais debilidades e bem como também identificar, objetivamente em que habilidades apoiarem-se para potenciar seu “talento laboral”.

Se está atualmente participando de entrevistas laborais para conseguir emprego ou para mudar por um melhor emprego, o relatório PDA completo o ajudará a:

Focalizar adequadamente sua busca
Desenvolver-se melhor nas entrevistas de trabalho
Remarcar e ressaltar suas habilidades e fortalezas
Sentir-se mais seguro
Conseguir um emprego de acordo com suas características “naturais”
… entre muitos outros benefícios
Se atualmente está trabalhando o relatório PDA completo o ajudará a:
Conhecer e melhorar seu estilo de liderança
Desenvolver mais efetivamente suas habilidades e fortalezas
Melhorar a relação com seus pares
Definir um plano de autodesenvolvimento e melhoria
Entender algumas diferenças ou dificuldades com companheiros da equipe
… entre muitos outros benefícios

“A chave para gerenciar outros de maneira efetiva é primeiramente manejar-se um mesmo. Quanto mais você se conhece a si mesmo, mais você pode se relacionar com os demais, desde uma posição de confiança, segurança em si mesmo e fortaleza” - Hendrie Weisinger.

Possui sustentação teórica?

O teste PDA é uma poderosa ferramenta com mais de 50 anos de estudos que a fundamentam, respaldada em várias teorias e estudos estatísticos. Está garantida cientificamente com 84% de confiabilidade. Possui certificado de validade para sua aplicação na América Latina.

O PDA baseia-se em uma metodologia de cinco eixos que medem as seguintes dimensões e suas respectivas intensidades:

  • Orientação para resultados
  • Orientação para pessoas e negociação
  • Orientação para detalhes
  • Conformidade às normas
  • Autocontrole emocional

Teorias nas quais se baseia o desenvolvimento do teste psicométrico PDA:

1) A Estrutura da personalidade de William Moulton Marston
2) Teoria da autoconsistência
3) Teoria do autoconceito
4) Teoria da percepção
5) Estudo semântico

Quais são as semelhanças e diferenças em relação ao DISC?

A partir de que Marston desenvolveu a teoria de emotions of normal people começaram a surgir diferentes ferramentas de avaliação baseadas em seus conceitos. Estas ferramentas se desenvolveram fazendo foco nas vantagens e benefícios que esta metodologia contribuía, tanto na área militar como na área laboral. As ferramentas que surgem nesse primeiro momento são as chamadas "puras" (PDA).

A partir de suas primeiras aplicações, a ferramenta demonstrou sua enorme contribuição por sua quantidade e qualidade de informação. Porém operativamente o processo matemático que realizava o Analista desde que o avaliado terminava de completar o formulário até a obtenção dos resultados que permitiam uma interpretação, as fazia extremamente lentas e complexas. Levava ao Analista Certificado aproximadamente duas horas, desde o momento em que o avaliado terminava de completar o formulário até chegar aos resultados.

No final dos anos 60, o Dr. John Greier, da Universidade de Minesotta realiza estudos sobre a metodologia de Marston e faz várias modificações, sempre com o propósito de simplificar o processo matemático que levava desde o formulário até o resultado. Seus estudos foram focalizados em simplificar esse processo matemático, para fazer a ferramenta mais simples e aplicável. Assim nasce a metodologia que atualmente se conhece no mercado como DiSC, o qual não é mais que uma simplificação ou síntese da metodologia completa de Marston, que rege as ferramentas "puras".

A base da mudança que contribuiu Greier foi à modificação do Formulário. A partir desta mudança e a pesar de o tempo entre o formulário completado pelo avaliado e os resultados a interpretar se encurtou sensivelmente e o processo se simplificou.A realidade é que se perdeu muita informação de enorme valor para a interpretação, como ser:

  • Intensidade dos eixos: Mede a intensidade de cada uma das tendências de comportamento.
  • Intensidade do perfil: Mede quão fiel é o avaliado ao seu estilo de comportamento. Ajuda a conhecer o nível de flexibilidade/rigidez do avaliado.
  • Nível de energia: Quantum de energia disponível do avaliado. Ajuda a conhecer o nível de motivação e estresse.
  • Indicador de consistência: Mede o nível de consistência e qualidade da informação.
  • Eixo do autocontrole: O 5º Eixo, que mede a capacidade do individuo a controlar seus impulsos e emoções, firmemente relacionado com a "inteligência emocional".

A partir dos anos 90, com a possibilidade de que cada funcionário de RR. HH, conte com um PC em sua escrivaninha, conexão à Internet e a possibilidade de sistematizar o processo de "carga do formulário" e a emissão "automática dos gráficos e relatórios", ressurgem os amplos benefícios que oferecem às empresas, as ferramentas "puras" (PDA) por sobre as simplificações que oferece a metodologia DiSC.

Sobre a nossa empresa

A PDA international desenvolveu o seu produto, o Sistema PDA, com base nos estudos e teorias de Marston. É importante explicar que quem desenvolveu as bases da ferramenta de avaliação de perfil comportamental e a ferramenta, que foi testada e validada mundialmente por anos, foi William M. Marston . A PDA International trabalha sobre estas bases e estudos de Marston e com isso desenvolve e constrói o instrumento aplicável. A PDA International não foi quem “inventou” a ferramenta, mas trabalha com base nos estudos de Marston (cientificamente validados e consolidados) e desenvolve a ferramenta para ser utilizada pelas empresas em seus processos de seleção e gestão de talentos. São desenvolvidos pela PDA International os Relatórios escritos e gráficos, a Plataforma Web para avaliações e emissão de relatórios, manuais, Materiais para Certificação de Analistas, consultoria de suporte, suporte técnico, etc... ou seja, "tudo o que permite às empresas utilizar efetivamente a ferramenta e obter os benefícios por nós propostos".

A People Smart Assessment é uma parceira e representante da PDA International no Brasil sob licença de uso da marca pela HS LatinAmerica.

“Quando medimos nosso trabalho, podemos entendê-lo; quando entendemos nosso trabalho, podemos controlá-lo e quando controlamos nosso trabalho, podemos melhorá-lo".

PDA

Se interessou em nossos serviços?

Contate-nos